Empreendedorismo em Software - 2023.1
Empreendedorismo em Software é a primeira de uma série de três disciplinas para formação de empreendedores no Curso de Ciência da Computação da UFCG. A disciplina estará inserida no contexto do Projeto Baião de Três, contando com a participação de alunos dos cursos de Design e Administração.
Professor: Hyggo Almeida (em conjunto com Profa. Cleone Souza, de Design, e Veronica Macario, de Administração)
Horário das aulas: segundas (14-18)
Comunicação: Google Groups (https://groups.google.com/g/baiaodetres-ufcg-computacao-2023-1)
Local: CA208 (https://goo.gl/maps/hVP9yz417beN2Pxy5)
Informações Gerais
A disciplina não possui pré-requisito formal, mas como será desenvolvido um produto de software, espera-se que o aluno já tenha conhecimento em desenvolvimento de software, o que condiz com a prática obtida na disciplina de Programação II.
Avaliação
A avaliação do aluno será feita dentro de seus grupos com base em atividades em sala de aula e no Elevator Pitch. A nota das atividades é atribuída pelo professor com base na participação do aluno ao longo do curso. A nota do Elevator Pitch se baseia na pontuação atribuída por uma banca de investidores, em evento de apresentação de negócios no final da disciplina. O Elevator Pitch é uma apresentação de 3 minutos de duração para deixar claros os seguintes itens sobre cada negócio:
Problema/Novidade;
Mercado/Oportunidade/Concorrência;
Solução/Estado Atual do Produto;
Validação;
Modelo de Negócio;
Viabilidade Econômica;
Estratégia de Marketing
Equipe;
Slogan.
Quer saber como é um pitch? Veja os pitches das turmas anteriores no canal do YouTube do projeto.
Os pitches são avaliados por uma banca de investidores composta por sócios/diretores de empresas, membros do SEBRAE, membros do Parque Tecnológico da Paraíba e outros profissionais da área de marketing, negócio, empreendedorismo e inovação. Os nomes da banca são definidos de acordo com a disponibilidade dos mesmos.
Após perguntas realizadas pela banca, cada avaliador atribuirá notas de 1 a 5 para os seguintes quesitos:
Problema/Inovação: o produto/negócio ataca um problema relevante e/ou representa uma inovação promissora em relação aos concorrentes?
Mercado: o segmento de mercado e a clientela alvo estão bem definidos? O produto/negócio é promissor para esse mercado?
Validação: quantas pessoas já usaram a versão atual do produto? quais indícios podem ser apresentados para demonstrar que o produto é promissor?
Modelo de Negócio: o modelo de negócio é viável? É escalável? É inovador?
Impacto Social: o modelo de negócio tem impacto social/ambiental? Suporta a base da pirâmide?
Estado Atual: tecnicamente falando, o produto é viável? A versão atual do produto desenvolvida pelos alunos já está próxima de um produto vendável? A versão atual já consegue demonstrar o potencial do negócio?
As notas de 1 a 5 para cada item são somadas gerando uma pontuação final para cada grupo. O grupo com maior pontuação receberá nota 10,0 no quesito Elevator Pitch. Os demais grupos receberão notas proporcionais à pontuação obtida pelo grupo com maior pontuação.
Bibliografia Básica
Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Tim Brown, HarperBusiness, 2009
Basics Design: Design Thinking. Gavin Ambrose, Paul Harris, Ava Publishing, 2009.
A Cabeça de Steve Jobs (Inside Steve's Brain), Leander Kahney, Agir, 2008.
Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook, Ben Mezrich, Intrinseca, 2010.
Google, David A. Vise, Mark Malseed, Rocco, 2007.
"O Segredo de Luísa", Fernando Dolabela, Sextante, 2012.
"Plano de Negócios com o Modelo Canvas: Guia Prático de Avaliação de Ideias de Negócio", José Dornelas, Empreender, 2020
"Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias", Tim Brown, Alta Books, 2020
"A startup enxuta: Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos", Eric Rais, Sextante, 2019.
Apostilas do SEBRAE - CAV
Endeavor - http://endeavor.org.br
Datas Importantes
Início das aulas: 24/07/2023
Apresentação dos Elevator Pitches: 30/10/2023
Startups
Campina 360
Cuide
Deleaf
Descartaqui
É grave
Lee.v
Pomar
Rota
Sannavid
Encontros
[24/07/23] Apresentação da disciplina (Baião de Três)
[31/07/23] Empreendedorismo e startups. NIS.
[07/08/23] Design Thinking. Pesquisa e Imersão.
[14/08/23] Design Thinking. Preparação de Questionário de Pesquisa.
[21/08/23] Design Thinking: Planejamento de imersão.
[28/08/23] Pesquisa de produtos similares.
[04/09/23] Jornada do usuário.
[11/09/23] Produto Mínimo Viável (MVP)
[18/09/23] Business Model Canvas (BMC)
[25/09/23] Planejamento de Marketing
[02/10/23] Planejamento Financeiro
[09/10/23] Preparação de apresentação de vendas.
[16/10/23] Oficina de Elevator Pitches
[23/10/23] Oficina de Elevator Pitches
[30/10/23] Apresentação para banca de avaliadores (no SEBRAE LAB)
Próximo Passo
Desenvolver o produto na disciplina de Projeto em Computação 1.