Empreendedorismo em Software - 2024.1
Empreendedorismo em Software é a primeira de uma série de três disciplinas para formação de empreendedores no Curso de Ciência da Computação da UFCG. A disciplina estará inserida no contexto do Projeto Baião de Três, contando com a participação de alunos dos cursos de Design e Administração.
Professor: Hyggo Almeida (em conjunto com Profa. Cleone Souza, de Design, e Veronica Macario, de Administração)
Horário das aulas: segundas (14-16), quarta (16-18)
Comunicação: Google Groups (https://groups.google.com/g/baiaodetres-2024-1)
Local: Segundas: CA208 (https://goo.gl/maps/hVP9yz417beN2Pxy5); Quartas: RE09.
Informações Gerais
A disciplina não possui pré-requisito formal, mas como será desenvolvido um produto de software, espera-se que o aluno já tenha conhecimento em desenvolvimento de software, o que condiz com a prática obtida na disciplina de Programação II.
Avaliação
A avaliação do aluno será feita dentro de seus grupos com base em atividades em sala de aula e no Elevator Pitch. A nota das atividades é atribuída pelo professor com base na participação do aluno ao longo do curso. A nota do Elevator Pitch se baseia na pontuação atribuída por uma banca de investidores, em evento de apresentação de negócios no final da disciplina. O Elevator Pitch é uma apresentação de 3 minutos de duração para deixar claros os seguintes itens sobre cada negócio:
Problema/Novidade;
Mercado/Oportunidade/Concorrência;
Solução/Estado Atual do Produto;
Validação;
Modelo de Negócio;
Viabilidade Econômica;
Estratégia de Marketing
Equipe;
Slogan.
Quer saber como é um pitch? Veja os pitches das turmas anteriores no canal do YouTube do projeto.
Os pitches são avaliados por uma banca de investidores composta por sócios/diretores de empresas, membros do SEBRAE, membros do Parque Tecnológico da Paraíba e outros profissionais da área de marketing, negócio, empreendedorismo e inovação. Os nomes da banca são definidos de acordo com a disponibilidade dos mesmos.
Após perguntas realizadas pela banca, cada avaliador atribuirá notas de 1 a 5 para os seguintes quesitos:
Problema/Inovação: o produto/negócio ataca um problema relevante e/ou representa uma inovação promissora em relação aos concorrentes?
Mercado: o segmento de mercado e a clientela alvo estão bem definidos? O produto/negócio é promissor para esse mercado?
Validação: quantas pessoas já usaram a versão atual do produto? quais indícios podem ser apresentados para demonstrar que o produto é promissor?
Modelo de Negócio: o modelo de negócio é viável? É escalável? É inovador?
Impacto Social: o modelo de negócio tem impacto social/ambiental? Suporta a base da pirâmide?
Estado Atual: tecnicamente falando, o produto é viável? A versão atual do produto desenvolvida pelos alunos já está próxima de um produto vendável? A versão atual já consegue demonstrar o potencial do negócio?
As notas de 1 a 5 para cada item são somadas gerando uma pontuação final para cada grupo. O grupo com maior pontuação receberá nota 10,0 no quesito Elevator Pitch. Os demais grupos receberão notas proporcionais à pontuação obtida pelo grupo com maior pontuação.
Bibliografia Básica
Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Tim Brown, HarperBusiness, 2009
Basics Design: Design Thinking. Gavin Ambrose, Paul Harris, Ava Publishing, 2009.
A Cabeça de Steve Jobs (Inside Steve's Brain), Leander Kahney, Agir, 2008.
Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook, Ben Mezrich, Intrinseca, 2010.
Google, David A. Vise, Mark Malseed, Rocco, 2007.
"O Segredo de Luísa", Fernando Dolabela, Sextante, 2012.
"Plano de Negócios com o Modelo Canvas: Guia Prático de Avaliação de Ideias de Negócio", José Dornelas, Empreender, 2020
"Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias", Tim Brown, Alta Books, 2020
"A startup enxuta: Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos", Eric Rais, Sextante, 2019.
Apostilas do SEBRAE - CAV
Endeavor - http://endeavor.org.br
Datas Importantes
Início das aulas: 01/07/2024
Apresentação dos Elevator Pitches: 07/10/2024
Startups
AcudeAí
Amilton (C)
Daniel (D)
Gabrielly (D)
Jordanna (D)
Luanna (C)
Thayse (D)
Admin: Laura Beatriz (A)
Assistente de comunicação não-verbal
Ana Beatriz Alves (D)
Ana Clara Felix (D)
Maely Brandão (C)
Maria Cecilia (C)
Pedro Santos (D)
Raiani Pontes (C)
Admin: Pedro Guimarães (A)
Dá pra passar?
Aline Neves (C)
Ana Beatriz Truta (C)
Matheus Oliveira (D)
Mylena Costa (D)
Victor Emanuel (D)
Admin: Pedro Guimarães (A)
Feel the beat
Alfredo Andrade (C)
Eduardo Pereira (D)
Maria Luiza Marinho (C)
Pedro Alves (D)
Raphael Ramos (C)
Weslley Oliveira (D)
Admin: Davi Bernardo (A)
Libra Phone
Bernardo Carleal (D)
Erick (C)
Gabriel (D)
Joab (C)
Leandro Souto (C)
Paulo Victor Cavalcanti (C)
Admin: Mateus Henrique (A)
Medidor Auto
Anderson Lima (C)
Iago Silva (C)
Kilian (C)
Laís Maria (D)
Maria Clara (D)
Paulo Adelino (D)
Admin: Mateus Henrique (A)
SoftLink
Anthony (C)
Bruno Grangeiro (C)
Eduardo (D)
Euller (D)
Luís Eduardo (C)
Roberto (C)
Admin: Laura Beatriz (A)
Spot
Alanny Cardoso (D)
Emanuel Gleidson (D)
Igor Tejo (C)
Maria Eduarda (D)
Miguel Melo (D)
Sofia Rocha (C)
Admin: Davi Bernardo (A)
VR para Autismo
Andreza Santana (C)
Emanuele Lacerda (D)
Hevelin Kely (D)
Iasmim Agra (D)
João Luciano (C)
Vanderson Araújo (C)
Admin: Elissandra (A)
Encontros
Apresentação da disciplina / Fábrica de brinquedos
Perfil do empreendedor
Dinâmica de imersão PCD
Negócios de Impacto Social (NIS). Dinâmica de NIS.
Design Thinking. Pesquisa e Imersão.
Workshop de Pesquisa e Imersão.
Plano de Imersão. Mínimo Produto Viável. Workshop de MVP.
Apresentação dos resultados de pesquisa e imersão.
Brainstorming de ideias.
Discussão sobre as ideias escolhidas para cada grupo.
Apresentação das ideias escolhidas para cada grupo.
Formação das startups
Jornada de usuário
Pesquisa de similares
Próximo Passo
Desenvolver o produto na disciplina de Projeto em Computação 1.