Empreendedorismo em Software - 2023.1

Empreendedorismo em Software é a primeira de uma série de três disciplinas para formação de empreendedores no Curso de Ciência da Computação da UFCG. A disciplina estará inserida no contexto do Projeto Baião de Três, contando com a participação de alunos dos cursos de Design e Administração.

Professor: Hyggo Almeida (em conjunto com Profa. Cleone Souza, de Design, e Veronica Macario, de Administração)

Horário das aulas: segundas (14-18)

Comunicação: Google Groups (https://groups.google.com/g/baiaodetres-ufcg-computacao-2023-1) 

Local: CA208 (https://goo.gl/maps/hVP9yz417beN2Pxy5)

Informações Gerais

A disciplina não possui pré-requisito formal, mas como será desenvolvido um produto de software, espera-se que o aluno já tenha conhecimento em desenvolvimento de software, o que condiz com a prática obtida na disciplina de Programação II.

Avaliação

A avaliação do aluno será feita dentro de seus grupos com base em atividades em sala de aula e no Elevator Pitch. A nota das atividades é atribuída pelo professor com base na participação do aluno ao longo do curso. A nota do Elevator Pitch se baseia na pontuação atribuída por uma banca de investidores, em evento de apresentação de negócios no final da disciplina. O Elevator Pitch é uma apresentação de 3 minutos de duração para deixar claros os seguintes itens sobre cada negócio:

Quer saber como é um pitch? Veja os pitches das turmas anteriores no canal do YouTube do projeto.

Os pitches são avaliados por uma banca de investidores composta por sócios/diretores de empresas, membros do SEBRAE, membros do Parque Tecnológico da Paraíba e outros profissionais da área de marketing, negócio, empreendedorismo e inovação. Os nomes da banca são definidos de acordo com a disponibilidade dos mesmos. 

Após perguntas realizadas pela banca, cada avaliador atribuirá notas de 1 a 5 para os seguintes quesitos:

As notas de 1 a 5 para cada item são somadas gerando uma pontuação final para cada grupo. O grupo com maior pontuação receberá nota 10,0 no quesito Elevator Pitch. Os demais grupos receberão notas proporcionais à pontuação obtida pelo grupo com maior pontuação.

Bibliografia Básica


Datas Importantes

Startups

Encontros

Próximo Passo

Desenvolver o produto na disciplina de Projeto em Computação 1.