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Empreendedorismo em Software - 2019.1

Empreendedorismo em Software é a primeira de uma série de três disciplinas para formação de empreendedores no Departamento de Sistemas e Computação. A disciplina estará inserida no contexto do Projeto Baião de Três, contando com a participação de alunos dos cursos de Design e Administração.


Professor: Hyggo Almeida (em conjunto com Profa. Cleone Souza - Design e Profa. Veronica Macario - Administração)

 

Horário das aulas: segundas (14-18)



Local: CA208

Informações Gerais

As informações gerais sobre a disciplina são listadas a seguir:

Datas Importantes

As datas importantes da disciplina são listadas a seguir:

  • Início das aulas: 18/03/2019
  • Apresentação dos Elevator Pitchesa definir

Bibliografia Básica

Os seguintes livros são bibliografia recomendada como básica para os alunos.
  • Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Tim Brown, HarperBusiness, 2009
  • Basics Design: Design Thinking. Gavin Ambrose, Paul Harris, Ava Publishing, 2009.
  • O Segredo de Luísa, Fernando Dolabela, Sextante, 2008.
  • A Cabeça de Steve Jobs (Inside Steve's Brain), Leander Kahney, Agir, 2008.
  • Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook, Ben Mezrich, Intrinseca, 2010.
  • Google, David A. Vise, Mark Malseed, Rocco, 2007.
  • Apostilas do SEBRAE - CAV
  • Endeavor - http://endeavor.org.br

Avaliação

A avaliação do aluno será feita dentro de seus grupos com base em dois quesitos: atividades e elevator pitchA nota das atividades é atribuída pelo professor com base na participação do aluno ao longo do curso. A nota do Elevator Pitch se baseia na pontuação atribuída por uma banca de investidores, em evento de apresentação de negócios no final da disciplina. O Elevator Pitch é uma apresentação de 3 minutos de duração para deixar claros 8 itens sobre cada negócio:
  1. Problema/Novidade;
  2. Mercado/Oportunidade/Concorrência;
  3. Solução/Estado Atual do Produto;
  4. Validação;
  5. Modelo de Negócio;
  6. Viabilidade Econômica;
  7. Equipe;
  8. Slogan.
Quer saber como é um pitch? Veja os pitches das turmas anteriores no canal do YouTube do projeto.

Os pitches são avaliados por uma banca de investidores composta por sócios/diretores de empresas, membros do SEBRAE, membros do Parque Tecnológico da Paraíba e outros profissionais da área de marketing, negócio, empreendedorismo e inovação. Os nomes da banca são definidos de acordo com a disponibilidade dos mesmos. 

Após perguntas realizadas pela banca, cada avaliador atribuirá notas de 1 a 5 para os seguintes quesitos:
  • Problema/Inovação: o produto/negócio ataca um problema relevante e/ou representa uma inovação promissora em relação aos concorrentes?
  • Mercado: o segmento de mercado e a clientela alvo estão bem definidos? O produto/negócio é promissor para esse mercado?
  • Validação: quantas pessoas já usaram a versão atual do produto? quais indícios podem ser apresentados para demonstrar que o produto é promissor?
  • Modelo de Negócio: o modelo de negócio é viável? É escalável? É inovador? 
  • Estado Atual: tecnicamente falando, o produto é viável? A versão atual do produto desenvolvida pelos alunos já está próxima de um produto vendável? A versão atual já consegue demonstrar o potencial do negócio?
As notas de 1 a 5 para cada item são somadas gerando uma pontuação final para cada grupo. O grupo com maior pontuação receberá nota 10,0 no quesito Elevator Pitch. Os demais grupos receberão notas proporcionais à pontuação obtida pelo grupo com maior pontuação.

Próximo passo?


Desenvolver o produto na Disciplina de Projeto em Computação 1!!!

Grupos-Empresas

Os seguintes Grupos-Empresas e produtos estão definidos. Os alunos de Design neste período ficam transversais ao grupo do ponto de vista de atividades ("prestam serviço"), sendo cada aluno responsável diretamente por dois grupos.

  • ...
    • ...

As seguintes aulas/atividades e material de suporte estão disponíveis para os alunos:


Integração e Tecnologia

  1. ...

Produto

  1. ...

Negócio

  1. ...