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Empreendedorismo em Software - 2018.1

Empreendedorismo em Software é a primeira de uma série de três disciplinas para formação de empreendedores no Departamento de Sistemas e Computação. A disciplina estará inserida no contexto do Projeto Baião de Três, contando com a participação de alunos dos cursos de Design e Administração.


Professor: Hyggo Almeida (em conjunto com Profa. Cleone Souza - Design e Profa. Veronica Macario - Administração)

 

Horário das aulas: segundas (14-18)



Local: CA208


Informações Gerais

As informações gerais sobre a disciplina são listadas a seguir:

Datas Importantes

As datas importantes da disciplina são listadas a seguir:

  • Início das aulas: 09/04/2018
  • Apresentação dos Elevator Pitches: 30/07/2018

Bibliografia Básica

Os seguintes livros são bibliografia recomendada como básica para os alunos.
  • Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Tim Brown, HarperBusiness, 2009
  • Basics Design: Design Thinking. Gavin Ambrose, Paul Harris, Ava Publishing, 2009.
  • O Segredo de Luísa, Fernando Dolabela, Sextante, 2008.
  • A Cabeça de Steve Jobs (Inside Steve's Brain), Leander Kahney, Agir, 2008.
  • Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook, Ben Mezrich, Intrinseca, 2010.
  • Google, David A. Vise, Mark Malseed, Rocco, 2007.
  • Apostilas do SEBRAE - CAV
  • Endeavor - http://endeavor.org.br

Avaliação

A avaliação do aluno será feita dentro de seus grupos com base em dois quesitos: atividades e elevator pitchA nota das atividades é atribuída pelo professor com base na participação do aluno ao longo do curso. A nota do Elevator Pitch se baseia na pontuação atribuída por uma banca de investidores, em evento de apresentação de negócios no final da disciplina. O Elevator Pitch é uma apresentação de 3 minutos de duração para deixar claros 8 itens sobre cada negócio:
  1. Problema/Novidade;
  2. Mercado/Oportunidade/Concorrência;
  3. Solução/Estado Atual do Produto;
  4. Validação;
  5. Modelo de Negócio;
  6. Viabilidade Econômica;
  7. Equipe;
  8. Slogan.
Quer saber como é um pitch? Veja os pitches das turmas anteriores no canal do YouTube do projeto.

Os pitches são avaliados por uma banca de investidores composta por sócios/diretores de empresas, membros do SEBRAE, membros do Parque Tecnológico da Paraíba e outros profissionais da área de marketing, negócio, empreendedorismo e inovação. Os nomes da banca são definidos de acordo com a disponibilidade dos mesmos. 

Após perguntas realizadas pela banca, cada avaliador atribuirá notas de 1 a 5 para os seguintes quesitos:
  • Problema/Inovação: o produto/negócio ataca um problema relevante e/ou representa uma inovação promissora em relação aos concorrentes?
  • Mercado: o segmento de mercado e a clientela alvo estão bem definidos? O produto/negócio é promissor para esse mercado?
  • Validação: quantas pessoas já usaram a versão atual do produto? quais indícios podem ser apresentados para demonstrar que o produto é promissor?
  • Modelo de Negócio: o modelo de negócio é viável? É escalável? É inovador? 
  • Estado Atual: tecnicamente falando, o produto é viável? A versão atual do produto desenvolvida pelos alunos já está próxima de um produto vendável? A versão atual já consegue demonstrar o potencial do negócio?
As notas de 1 a 5 para cada item são somadas gerando uma pontuação final para cada grupo. O grupo com maior pontuação receberá nota 10,0 no quesito Elevator Pitch. Os demais grupos receberão notas proporcionais à pontuação obtida pelo grupo com maior pontuação.

Próximo passo?


Desenvolver o produto na Disciplina de Projeto em Computação 1!!!

Grupos-Empresas

Os seguintes Grupos-Empresas e produtos estão definidos. Os alunos de Design neste período ficam transversais ao grupo do ponto de vista de atividades ("prestam serviço"), sendo cada aluno responsável diretamente por dois grupos.

  • Bete
    1. Adbys José V. de Andrade (Computação)
    2. José Manuel Ferreira (Computação)
    3. Larissa Barbosa (Administração)
    4. Pedro Ivo Silva da Nóbrega (Administração)
    5. Rebeca Leal (Design)
    6. Simone Leite de Castro (Design)
    7. Thaynan Andrey Rocha Nunes (Computação)
  • Blue
    1. Elyziane Ferreira (Design)
    2. Francisco Edverton de Almeida Junior (Computação)
    3. Gabriel Cintra (Computação)
    4. Lorena Lais Pessoa (Administração)
    5. Raquel Pelegrinelli (Design)
    6. Túlio Henrique Escariao da Nobrega (Computação)
    7. Victor Andrade (Computação)
  • Ei, vem cá!
    1. Anderson (Administração)
    2. Giuseppe Mongiovi (Computação)
    3. José Bruno A. Lima (Design)
    4. Lucas Lima (Design)
    5. Luciano Junior (Computação)
    6. Rafael Marciel (Computação)
    7. Rafaela Cristiane (Administração)
  • LeFreez
    1. Alice Fernandes Silva (Computação)
    2. Bruna Evelyn Freire Cruz (Design)
    3. Dayane Ferreira Alves (Design)
    4. Ivyna Rayany Santino Alves (Computação)
    5. Valter Vinícius M. Lucena (Computação)
    6. Washinton Primo da Silva (Administração)
  • +Sangue
    1. Arthur Vinicius Rodrigues (Computação)
    2. Jefferson Ferreira (Computação)
    3. Kelly Bianca (Design)
    4. Paulo Oliveira de Sousa Junior (Administração)
      1. Rafael de Souza Guerra (Computação)
      2. Rennale Gregório (Design)
      • PetBook
        1. Caio da Silva Azeredo (Design)
        2. Felipe Ribeiro Barros (Computação)
        3. Kamilla Rafaella Leal (Administração)
        4. Matheus Cruz Silva (Design)
        5. Ruan R. Eloy (Computação)
        6. Victor Emanuel Farias Borges (Computação)
        • Retalhos
          1. Audo Mauricio Araujo Ramos (Design)
          2. João Lucas de A. Felipe (Computação)
          3. Kemmye Renyell de Lima Santos (Design)
          4. Leonardo Alexandre Barbosa Junior (Administração)
          5. Lucas Fernandes de Oliveira (Computação)
          6. Matheus Brito Rodrigues (Computação)
        • Saúde Kids
          1. Amanda Pereira Gomes (Design)
          2. Eric Breno Barros dos Santos (Computação)
          3. Estácio Pereira da Silva Neto (Computação)
          4. Fagner Carlos Costa (Administração)
          5. Lucas Edi Cordeiro de Brito (Computação)
          6. Rayanne Islaine Lucena (Design)
        • Saúde Móvel
          1. Caio Fabio Marinho (Computação)
          2. Caio Souza Vidal (Computação)
          3. Igor Brasileiro (Computação)
          4. Keven (Administração)
          5. Priscila Macedo (Design)
          6. Rayana Ribeiro (Design)
        1. Show Me
          1. Ana Clara Azevedo (Design)
          2. Andrei Oliveira (Administração)
          3. Bernardo (Computação)
          4. Gerson Sales (Computação)
          5. Johanny de Lucena (Computação)

            Encontros/Aulas - Material de Suporte

            As seguintes aulas/atividades e material de suporte estão disponíveis para os alunos:


            Integração e Tecnologia

            1. Apresentação da Disciplina/Diversão Para Todos
            2. Pensando como Programador
            3. Pensando como Administrador
            4. Pensando como Designer
            5. Negócios de Impacto

            Produto

            1. Brainstorm de Produtos e Negócios
            2. Impacto do Negócio/Análise de Similares
            3. Design Thinking/Pesquisa e Imersão
            4. Produto Minimo Viável/Perfil do Empreendedor