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Engenharia de Software - 2017.3

O objetivo da disciplina é o estudo dirigido de resultados recentes na área de Engenharia de Software em conjunto com o Prof. Rohit Gheyi. A disciplina é baseada na leitura de artigos, mapeamento sistemático e avaliação experimental por parte dos alunos, buscando direcionar o trabalho de dissertação de mestrado e tese de doutorado dentro da área de Engenharia de Software.

Professor: Hyggo Almeida (hyggo .at. dsc.ufcg.edu.br)

 

Lista de discussão: https://groups.google.com/forum/#!forum/es-ufcg-pg

Horário das aulas: segundas (10hs) e quintas (8hs)

Local: CD107

Formato da disciplina

A disciplina será baseada na realização de mapeamento sistemático e avaliação experimental de tópicos específicos de Engenharia de Software, de acordo com o interesse e proposição do aluno, de preferência alinhados com o trabalho de mestrado ou doutorado. Após uma definição inicial de tópicos de estudo, será realizado o mapeamento sistemático, sob supervisão do professor. Os seguintes itens são definidos para cada tópico abordado, sendo cobrados em sala de aula, como um guia do mapeamento (independente da metodologia de mapeamento aplicada):
  1. Qual é o problema primordial a ser resolvido? Onde esse problema ocorre, em que cenários práticos? Quais são as evidências práticas que demonstram que o problema, de fato, é um problema? Qual o impacto da resolução desse problema (social, financeiro, negócio, etc)? Se o impacto não for diretamente mensurável, qual o argumento de que a abordagem, em algum momento, servirá para alguma coisa?
  2. Quem são os principais pesquisadores e praticantes? Quais as principais referências? Quais são os argumentos que embasam suas abordagens?
  3. Como os principais pesquisadores e praticantes (item 2) resolvem o problema primordial? Como demonstram que resolvem? Quais resolvem da melhor/pior forma, de acordo com quais parâmetros? Quais as limitações dos estudos/resultados e quais os impactos destas limitações sobre o argumento de resolução? Qual o impacto de implantação das soluções (social, financeiro, negócio, etc)?
  4. Qual a melhor prática considerando uma aplicação em um cenário específico definido por você (ex: projetos web), de acordo com parâmetros definidos por você (ex: buscando desempenho, a melhor prática é X, apesar de ter maior custo)?
  5. Avaliação experimental: projete e execute um experimento que demonstre que a melhor prática X funciona. 

Artigos - Alunos

  • Antonio MarcosTowards a Systematic Review of Error Pattern Taxonomies in the Context of Programming Courses
  • Gleyser GuimarãesA systematic review of solutions that assist on agile process improvement
  • Guilherme GadelhaAutomatic Acceptance Test Case Generation from Use Cases: A Systematic Review
  • Isabelle SouzaEnvironments, Programming Language and methodologies in the context of LEGO Robotics in teaching: Systematic Review of Literature
  • Isabelly SantosComparing Prioritization Techniques Based On Modifications In A Real System
  • Jaziel MoreiraEvaluating The Relationship Between Refactoring and Non-Refactoring Changes: An Empirical Study
  • José RaulIdentifying quality issues of students’ programs: Can they be evaluators?
  • Julio LeitãoGuiding the reviewer on the changesets at Code Review
  • Lucas RibeiroTest Suite Evaluation - A Case Study about Coverage and its Limitations
  • Marcos NascimentoProblem Specification-Based Student’s Source Code Lexicon: A Feedback Case Study
  • Rafael PontesGamifying Introductory Programming Education
  • Wesley NunesEvaluating Test Case Prioritization Techniques with the Spreading Metric: an Empirical Study

Avaliação

A avaliação será realizada a cada marco com base na apresentação dos resultados parciais e finais do mapeamento sistemático, assim como em um artigo final produzido por cada aluno.

Datas importantes

  • Entrega final do artigo: 22/12/2017.

Bibliografia básica (clássica)

  • Software Engineering: A Practitioner's Approach, Roger Pressman, Bruce Maxim (última edição).
  • Software Engineering, Ian Sommerville (última edição).