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Empreendedorismo em Software - 2017.2

Empreendedorismo em Software é a primeira de uma série de três disciplinas para formação de empreendedores no Departamento de Sistemas e Computação. A disciplina estará inserida no contexto do Projeto Baião de Três, contando com a participação de alunos dos cursos de Design e Administração.


Professor: Hyggo Almeida (em conjunto com Profa. Cleone Souza - Design e Profa. Veronica Macario - Administração)

 

Horário das aulas: segundas (14-18)



Local: CA208


Informações Gerais

As informações gerais sobre a disciplina são listadas a seguir:

Datas Importantes

As datas importantes da disciplina são listadas a seguir:

  • Início das aulas: 09/10/2017
  • Definição dos Grupos-Empresas: 06/11/2017
  • Apresentação dos Elevator Pitches19/03/2018

Bibliografia Básica

Os seguintes livros são bibliografia recomendada como básica para os alunos.
  • Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Tim Brown, HarperBusiness, 2009
  • Basics Design: Design Thinking. Gavin Ambrose, Paul Harris, Ava Publishing, 2009.
  • O Segredo de Luísa, Fernando Dolabela, Sextante, 2008.
  • A Cabeça de Steve Jobs (Inside Steve's Brain), Leander Kahney, Agir, 2008.
  • Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook, Ben Mezrich, Intrinseca, 2010.
  • Google, David A. Vise, Mark Malseed, Rocco, 2007.
  • Apostilas do SEBRAE - CAV
  • Endeavor - http://endeavor.org.br

Avaliação

A avaliação do aluno será feita dentro de seus grupos com base em dois quesitos: atividades e elevator pitchA nota das atividades é atribuída pelo professor com base na participação do aluno ao longo do curso. A nota do Elevator Pitch se baseia na pontuação atribuída por uma banca de investidores, em evento de apresentação de negócios no final da disciplina. O Elevator Pitch é uma apresentação de 3 minutos de duração para deixar claros 8 itens sobre cada negócio:
  1. Problema/Novidade;
  2. Mercado/Oportunidade/Concorrência;
  3. Solução/Estado Atual do Produto;
  4. Validação;
  5. Modelo de Negócio;
  6. Viabilidade Econômica;
  7. Equipe;
  8. Slogan.
Quer saber como é um pitch? Veja os pitches das turmas anteriores no canal do YouTube do projeto.

Os pitches são avaliados por uma banca de investidores composta por sócios/diretores de empresas, membros do SEBRAE, membros do Parque Tecnológico da Paraíba e outros profissionais da área de marketing, negócio, empreendedorismo e inovação. Os nomes da banca são definidos de acordo com a disponibilidade dos mesmos. 

Após perguntas realizadas pela banca, cada avaliador atribuirá notas de 1 a 5 para os seguintes quesitos:
  • Problema/Inovação: o produto/negócio ataca um problema relevante e/ou representa uma inovação promissora em relação aos concorrentes?
  • Mercado: o segmento de mercado e a clientela alvo estão bem definidos? O produto/negócio é promissor para esse mercado?
  • Validação: quantas pessoas já usaram a versão atual do produto? quais indícios podem ser apresentados para demonstrar que o produto é promissor?
  • Modelo de Negócio: o modelo de negócio é viável? É escalável? É inovador? 
  • Estado Atual: tecnicamente falando, o produto é viável? A versão atual do produto desenvolvida pelos alunos já está próxima de um produto vendável? A versão atual já consegue demonstrar o potencial do negócio?
As notas de 1 a 5 para cada item são somadas gerando uma pontuação final para cada grupo. O grupo com maior pontuação receberá nota 10,0 no quesito Elevator Pitch. Os demais grupos receberão notas proporcionais à pontuação obtida pelo grupo com maior pontuação.

Próximo passo?


Desenvolver o produto na Disciplina de Projeto em Computação 1!!!

Grupos-Empresas

Os seguintes Grupos-Empresas e produtos estão definidos. Os alunos de Design neste período ficam transversais ao grupo do ponto de vista de atividades ("prestam serviço"), sendo cada aluno responsável diretamente por dois grupos.

  • Chegou Água
    • Arthur Costa (Computação)
    • Ícaro Forte Medeiros (Computação)
    • José Breno de Souza (Computação)
    • Ravi Leite Lopes (Computação)
    • Savio Felix Coutinho (Computação)
    • Victoria Andrade (Design)
    • Yohana Alves (Administração)
  • Colha Certo
    • Aldo Sebastião (Administração)
    • Alessandro Fook (Computação)
    • André Leite (Computação)
    • Bianca Caroline (Administração)
    • Helder Machado (Computação)
    • Jennifer Carolinne (Computação)
    • João Higa (Design)
    • Marcus Tenório (Computação)
  • Compra Agendada
    • Emanuel da Silva (Administração)
    • Gustavo Diniz (Computação)
    • João Marcos Almeida (Computação)
    • Rosimara Oliveira França (Administração)
    • Saulo Samuel Nascimento (Computação)
    • Tainah Silva (Computação)
    • Teresa (Design)
  • Elas por Elas
    • Antunes Dantas (Computação)
    • Calliandra Suassuna (Administração)
    • Hadrizia Santos (Computação)
    • José Benardi (Computação)
    • Marianne Linhares (Computação)
    • Raony Rhuan Barbosa Silva (Design)
    • Roberto Soares (Computação)
  • MédicoAqui
    • Anissa Costa (Computação)
    • Barbara Botelho (Administração)
    • Henrique Braga (Computação)
    • Lucas Barbosa (Computação)
    • Lucas Xavier (Computação)
    • Manuel da Silva (Computação)
    • Maria Claudia (Administração)
    • Thalia Albuquerque (Design)
  • Memoir
    • André Andrade (Computação)
    • Arthur Sampaio (Computação)
    • Dayane Joyce (Administração)
    • Érika Ferreira (Design)
    • Gabriel Araújo (Computação)
    • Iroslávia Bezerra (Administração)
    • Ítalo Medeiros (Computação)
    • Rafaela Lacerda (Computação)
  • SOS Redação
    • Arthur Bazante (Administração)
    • Bianca Lima (Computação)
    • David Souza (Computação)
    • Filipe Teotonio (Computação)
    • Gabriela Motta (Computação)
    • Jefferson Carlos (Computação)
    • Matheus Lobo (Administração)
  • Workout
    • Alberto Wagner (Computação)
    • Arthur Oliveira (Computação)
    • José Raphael Santos (Computação)
    • Julliany Albuquerque (Administração)
    • Mateus Souza Santos (Administração)
    • Ronaldo Medeiros (Computação)
    • Samara Milena (Computação)

Encontros/Aulas - Material de Suporte

As seguintes aulas/atividades e material de suporte estão disponíveis para os alunos:


Integração e Tecnologia

  1. Apresentação da Disciplina/Diversão para todos
  2. Pensando com Designer/Pensando como Programador
  3. Pensando como Administrador/Dinâmica Fischer
  4. Negócios de Impacto/Dinâmica de negócios de impacto

Produto

  1. Brainstorming de Negócios/Seleção de produtos e negócios
  2. Análise de Similares/MVP/Dinâmica de negócio
  3. Perfil do Empreendedor/Autoavaliação/Pesquisa e Imersão
  4. Apresentação de pesquisa e imersão/Planejamento de Marketing

Negócio

  1. Dinâmica de Negociação/Business Model Canvas/Workshop de BMC
  2. Workshop de Business Model Canvas (continuação)/Elevator Pitches
  3. Planejamento e Controle Financeiro/Fluxo de Caixa/Elevator Pitches
  4. Oficinas de pitches, MVPs, Viabilidade Financeira e Apresentação.
  5. Oficinas de pitches, MVPs, Viabilidade Financeira e Apresentação.
  6. Oficinas de pitches, MVPs, Viabilidade Financeira e Apresentação.
  7. Apresentação Final.