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Empreendedorismo em Software - 2016.2

Empreendedorismo em Software é a primeira de uma série de três disciplinas para formação de empreendedores no Departamento de Sistemas e Computação. A disciplina estará inserida no contexto do Projeto Baião de Três, contando com a participação de alunos dos cursos de Design e Administração.


Professor: Hyggo Almeida (em conjunto com Profa. Cleone Souza do Curso de Design)


Estagiários Docentes: Lamunyel de Souza (Design), Felipe Barbosa (Computação)

 

Horário das aulas: segundas (14-18)



Local: CA208


Informações Gerais

As informações gerais sobre a disciplina são listadas a seguir:

Datas Importantes

As datas importantes da disciplina são listadas a seguir:

  • Início das aulas: 07/11/2016
  • Definição dos Grupos-Empresas: 19/12/2016
  • Apresentação dos Elevator Pitches03/03/2017

Bibliografia Básica

Os seguintes livros são bibliografia recomendada como básica para os alunos.
  • Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Tim Brown, HarperBusiness, 2009
  • Basics Design: Design Thinking. Gavin Ambrose, Paul Harris, Ava Publishing, 2009.
  • O Segredo de Luísa, Fernando Dolabela, Sextante, 2008.
  • A Cabeça de Steve Jobs (Inside Steve's Brain), Leander Kahney, Agir, 2008.
  • Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook, Ben Mezrich, Intrinseca, 2010.
  • Google, David A. Vise, Mark Malseed, Rocco, 2007.
  • Apostilas do SEBRAE - CAV
  • Endeavor - http://endeavor.org.br

Avaliação

A avaliação do aluno será feita dentro de seus grupos com base em dois quesitos, com as seguintes porcentagens para a composição da nota final:
  • (Atividades * 50%) + (Elevator Pitch * 50%)
A nota das atividades é atribuída pelo professor com base na participação do aluno ao longo do curso. A nota do Elevator Pitch se baseia na pontuação atribuída por uma banca de investidores, em evento de apresentação de negócios no final da disciplina. O Elevator Pitch é uma apresentação de 3 minutos de duração para deixar claros 8 itens sobre cada negócio:
  1. Problema/Novidade;
  2. Mercado/Oportunidade/Concorrência;
  3. Solução/Estado Atual do Produto;
  4. Validação;
  5. Modelo de Negócio;
  6. Viabilidade Econômica;
  7. Equipe;
  8. Slogan.
Quer saber como é um pitch? Veja os pitches das turmas anteriores no canal do YouTube do projeto.

Os pitches são avaliados por uma banca de investidores composta por sócios/diretores de empresas, membros do SEBRAE, membros do Parque Tecnológico da Paraíba e outros profissionais da área de marketing, negócio, empreendedorismo e inovação. Os nomes da banca são definidos de acordo com a disponibilidade dos mesmos. 

Após perguntas realizadas pela banca, cada avaliador atribuirá notas de 1 a 5 para os seguintes quesitos:
  • Problema/Inovação: o produto/negócio ataca um problema relevante e/ou representa uma inovação promissora em relação aos concorrentes?
  • Mercado: o segmento de mercado e a clientela alvo estão bem definidos? O produto/negócio é promissor para esse mercado?
  • Validação: quantas pessoas já usaram a versão atual do produto? quais indícios podem ser apresentados para demonstrar que o produto é promissor?
  • Modelo de Negócio: o modelo de negócio é viável? É escalável? É inovador? 
  • Estado Atual: tecnicamente falando, o produto é viável? A versão atual do produto desenvolvida pelos alunos já está próxima de um produto vendável? A versão atual já consegue demonstrar o potencial do negócio?
As notas de 1 a 5 para cada item são somadas gerando uma pontuação final para cada grupo. O grupo com maior pontuação receberá nota 10,0 no quesito Elevator Pitch. Os demais grupos receberão notas proporcionais à pontuação obtida pelo grupo com maior pontuação.

Próximo passo?


Desenvolver o produto na Disciplina de Projeto em Computação 1!!!

Grupos-Empresas

Os seguintes Grupos-Empresas e produtos estão definidos.

  • Acalento (6)
    • Diego (Design)
    • Gabriel (Computação)
    • Geovani (Design)
    • Gustavo (Computação)
    • Laryssa (Design)
    • Rafael (Computação)
  • ArrumAí (6)
    • Aline (Computação)
    • Caynan Sousa (Computação)
    • Letícia Maria Teixeira (Computação)
    • Lucas de Matos (Computação)
    • Maria Amelia (Design)
    • Nicole Salgueiro (Design)
  • Corta Choque (6)
    • Diana (Computação)
    • Emanoel Barros (Computação)
    • Giselle (Design)
    • Igor Victor (Computação)
    • Luiz Henrique (Design)
    • Tatiana (Design)
  • Garçom Virtual (5)
    • André (Design)
    • Catarina Silva (Computação)
    • Cesar Ferreira (Computação)
    • Felipe Medeiros (Computação)
    • Raysa (Design)
  • iNimale (6)
    1. Arthur (Computação)
    2. Lucas (Computação)
    3. Maria Isabelly (Design)
    4. Luvia (Design)
    5. Nathan (Computação)
    6. Pedro Henrique (Design)
  • OhCafe! (6)
    • Antonio Queiroz (Computação)
    • Eldrin (Design)
    • Mateus (Design)
    • Matheus Oliveira (Computação)
    • Mendelson Dantas (Computação)
    • Wendley Paulo (Computação)
  • Safe Meal (6)
    • Igor (Design)
    • Kelvin Gleyk (Design)
    • Luiza (Computação)
    • Martha Michelly (Computação)
    • Rafaelle Amorim (Computação)
    • Samir Silva (Computação)
  • Semear (6)
    • José Bener de Sousa Nunes (Design)
    • José Lucas Silva Freitas (Computação)
    • Kallynny Karlla Alcantara Antonimo (Computação)
    • Nathalia Italiano Medeiros (Design)
    • Romário Batista da Silva (Computação)
    • Stenio Elson Costa Araújo (Computação)
  • Share Food (6)
    • Edson Laurentino (Design)
    • Erick Santana (Computação)
    • Kalina Ferreira (Design)
    • Jair (Computação)
    • Lucas Cabral (Computação)
    • Marcela Cruz (Design)
  • Taking Your Trash (6)
    • Arysson (Computação)
    • Igor Natanael (Computação)
    • Marcela Avellar (Design)
    • Marília Buriti (Design)
    • Pablo Victor (Computação)
    • Samuel Santos (Computação)
  • Work4Kits (6)
    • Arthur Gurjão (Computação)
    • Caio Fábio (Computação)
    • Geovana Chaves (Design)
    • Jaaziel Levi (Computação)
    • Thais Bandeira (Design)
    • Wagner Porto (Design)

Encontros/Aulas - Material de Suporte

As seguintes aulas/atividades e material de suporte estão disponíveis para os alunos:


Integração e Tecnologia

  1. Aula 1: Apresentação da Disciplina/Empresas Fischer
  2. Aula 2: Diversão para todos/Motivação à Inovação/Função de Produto
  3. Aula 3: Pensando como Designer/Análise Diacrônica
  4. Aula 4: Pensando como Programador/Hello World!
  5. Aula 5: Casos de Sucesso e Fracasso em Software
  6. Aula 6: Negócios de Impacto/Mão na Massa
  7. Aula 7: Brainstorm de Ideias (dinâmica de seleção)
  8. Aula 8: Definição de Grupos-Empresas (dinâmica de agrupamento)

Produto

  1. Aula 9: Valor de Produto e Análise de Similares/Dinâmica sincrônica
  2. Aula 10: Pesquisa e Imersão/Mapa de Empatia
  3. Aula 11: Pesquisa e Imersão/Mapa de Empatia
  4. Aula 12: MVP/Rodada de Negócios
  5. Aula 13: Dinâmica de negociação (compra/venda/meta)
  6. Aula 14: Prototipagem do MVP/Dinâmica de Negociação (MVP)

Negócio

  1. Aula 15: Business Model Canvas (BMC)
  2. Aula 16: Workshop de BMC (Cliente, Valor, Canais, Relacionamentos)
  3. Aula 17: Como abrir uma empresa
  4. Aula 18: Workshop de BMC (Parceiros, Atividades, Recursos, Custo, Fonte de Receita)
  5. Aula 19: Planejamento Estratégico/Dinâmica de Fisher
  6. Aula 20: Finalização do BMC
  7. Aula 21: Fluxo de Caixa (ROI, Payback, PEq)
  8. Aula 22: Elevator Pitches
  9. Aula 23: Revisão de Fluxo de Caixa
  10. Aula 24: Elevator Pitches (treinos com apresentações em slides)
  11. Aula 27: Acompanhamento de desenvolvimento de produto
  12. Aula 28: Elevator Pitches (treinos com apresentações em slides)
  13. Aula 29: Acompanhamento de desenvolvimento de produto
  14. Aula 30: Apresentação Final!