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Empreendedorismo em Software - 2013.2

Empreendedorismo em Software é a primeira de uma série de três disciplinas para formação de empreendedores no Departamento de Sistemas e Computação. Para tanto, a ementa da disciplina inclui:

  1. Introdução ao empreendedorismo: tópicos relacionados à criação e administração de empresas inovadoras em geral e no ramo de software;
  2. Software sob demanda: tópicos relacionados à prestação de serviços de desenvolvimento de software para clientes, sob demanda dos mesmos;
  3. Produto/Serviço de software: tópicos relacionados à criação de produtos e serviços próprios e às mais diversas formas de negociação dos mesmos;
  4. Criando seu produto: tópicos relacionados à criação de produtos (Design Thinking);
  5. Criando seu negócio: tópicos relacionados à criação de negócios com o produto (Business Canvas);
  6. Inovação: tópicos gerais sobre inovação tecnológica, incluindo mecanismos de subvenção econômica.

Professor: Hyggo Almeida (hyggo .at. dsc.ufcg.edu.br)

 

Lista de discussão: https://groups.google.com/forum/#!forum/ufcg-dsc-es-2013_2


Horário das aulas: segunda (14-16) e quarta (16-18)


Local: RE-08

Informações Gerais

  • Plano de aulas
  • Plano de negócio
    • O plano de negócio deve ser desenvolvido pelos Grupos de Negócio. O plano deve seguir formato específico baseado em modelos FINEP, disponível aqui.
  • Apresentação final
    • A apresentação final deverá ser realizada por um membro escolhido por cada Grupo de Negócio, apresentando o produto descrito no plano de negócio. 
    • A apresentação será no formato de Elevator Pitch de 10 minutos. Ao final dos 10 minutos, a apresentação será interrompida pelo professor e será avaliado apenas o conteúdo apresentado até aquele momento. 
    • Ao fim da apresentação, o consultor externo e o professor da disciplina terão 10 minutos para questionar o grupo. O grupo será avaliado com base na apresentação e nas respostas aos questionamentos sobre o produto.
    • A apresentação deverá conter informações sobre o produto, incluindo riscos, viabilidade técnica e econômica e a característica de inovação.
    • Durante as aulas, serão dadas dicas para a realização da apresentação. 
  • Grupos de negócio
    • Os grupos de negócio devem ser formados por no mínimo 2 e no máximo 5 alunos. Deve-se escolher os alunos que fazem parte de um grupo da mesma forma como se escolheriam sócios em uma empresa. Uma vez escolhido o grupo, deve-se arcar com as consequências de, por algum motivo, um membro trabalhar mais ou menos do que outros. Pode-se também negociar a troca de membros entre grupos, desde que respeitando o limite mínimo e máximo de alunos em cada grupo. Para o Plano de Negócio e na Apresentação Final será contabilizada apenas a nota do grupo.
  • Notas (Sistema Acadêmico)
  • Freqüência (mínima de 75% para aprovação)

Bibliografia Básica

Os seguintes livros são bibliografia recomendada.
  • Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Tim Brown, HarperBusiness, 2009
  • Basics Design: Design Thinking. Gavin Ambrose, Paul Harris, Ava Publishing, 2009.
  • O Segredo de Luísa, Fernando Dolabela, Sextante, 2008.
  • A Cabeça de Steve Jobs (Inside Steve's Brain), Leander Kahney, Agir, 2008.
  • Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook, Ben Mezrich, Intrinseca, 2010.
  • Google, David A. Vise, Mark Malseed, Rocco, 2007.

Grupos de Negócio

Os seguintes grupos de negócio estão definidos.

  • Grupo A - Vagas em estacionamentos
    • Pablo Herivelton
    • Jefferson Trigueiro
    • Carol Cabral
    • Paulo Souto
  • Grupo B - Controle de veículos
    • Italo Tavares
    • Wallison Fernando
    • Thiago Medeiros
    • Felipe Lindemberg
  • Grupo C - Futebol e Treinamento
    • Antonio Marcos 
    • Karina Medeiros
  • Grupo D - Venda de tickets para eventos
    • Felipe Abella
    • Felipe Jose
    • Isabelly Rocha
    • Rafael Nata
    • Rigel Bezerra
  • Grupo E - Educação
    • Samir Trajano
    • Kaio Rangel
    • Werton Guimarães
    • Caio Libânio
    • Armstrong
  • Grupo F - Bares e Restaurantes
    • Hemã Vidal
    • Renan Diniz
    • Paulo Sérgio
    • William Silva
    • Israel Lucena
  • Grupo G - Consultas Medicas
    • Eduardo 
    • Heitor Carvalho
    • Hudson 
    • Joeumar Souza
    • Pedro Avelino

Datas Importantes

Serão aceitas as submissões realizadas via e-mail para o professor da disciplina até às 23:59 (exceto aquelas explicitamente definidas em outro horário). Para cada dia de atraso, aplicam-se descontos na nota final.

  • 20/11/2013: definição dos grupos de negócio.
  • 04/12/2013: entrega do Relatório de Pesquisa.
  • 20/12/2013: entrega do Relatório de Imersão.
  • 03/02/2014entrega dos sketches para Idealização (devem ser entregues no início da aula).
  • 06/04/2014: entrega do plano de negócio.
  • 09/04/2014: apresentação final para o consultor externo.

Avaliação

A avaliação do aluno será feita com base em dois quesitos, com as seguintes porcentagens para a composição da nota final:
  • Plano de negócio (50%)
    • A nota do Plano de Negócio será uma média do Plano de Negócio com as notas obtidas ao longo da aplicação do Design Thinking, nas fases de pesquisaimersão e idealização.
  • Apresentação final para consultor externo (50%)


Design Thinking

O proceso de Design Thinking adaptado para a disciplina segue os passos descritos neste link, que possui dicas sobre cada atividade. 
  • Definição
    • Ver listagem dos grupos
  • Pesquisa
  • Imersão
  • Idealização
  • Prototipação, Seleção, Implementação e Aprendizado
    • Estas fases serão realizadas nas disciplinas de Projeto em Computação 1 e 2.

Business Model Canvas

O processo de construção do plano de negócio é baseado no Business Canvas, que pode ser obtido neste link. Após a construção do Business Canvas, deve-se utilizar este modelo para a escrita do Plano de Negócio. A evolução do Business Canvas de cada equipe é registrada a seguir.


Planos de Negócio

Versões finais dos Planos de Negócio e respectivas apresentações: 


Próximo passo?


Desenvolver o produto na Disciplina de Projeto em Computação 1!!!